Página inicialSistema solar UniversoHistória da astronomia

Distâncias e tamanhos astronômicosEfeméridesJogosLinksContato

Universo

Universo

  • Introdução

            Finito ou infinito? Quem pode afirmar com certeza? Que importância pode ter para aqueles que mal conhecem o ambiente em que vivem?
            Vivemos em um universo onde poucos conseguem ou conseguirão ter a noção exata do que é ser pequeno e do que é realmente grande.
            Assim como poucos conhecem as profundezas do mar, poucos conhecem também os pontos mais remotos do céu.
            Esperamos aproximá-los pelo menos um pouquinho das maravilhas que existem tão distantes do nosso pequeno mundo.

  • Curiosidades

 

  • A Via Láctea em rota de colisão com a galáxia de Ândromeda

            Nosso sistema solar está localizado na Via Láctea, a galáxia a qual pertencemos. Daqui a alguns bilhões de anos, a galáxia de Andrômeda se chocará com a Via Láctea. E antes desta colisão final, Andrômeda fará duas passagens de raspão pela Via Láctea.
            Em uma destas passagens, nosso sistema planetário (Sistema Solar) pode sair da Via Láctea e ir para Andrômeda, que é maior que a Via Láctea. Pouco ainda se sabe como serão estes encontros entre estas duas galáxias, que são as maiores do Grupo Local, um conjunto de galáxias. As duas passagens de raspão irão desfigurar a ambas as galáxias, antes da fusão completa.
            De fato, o espaço entre as estrelas destas galáxias são tão grandes, que estrelas individualmente dificilmente colidirão.

  • Onde fica o lugar mais frio do Universo?

 

            A nebulosa de Bumerangue é um lugar muito peculiar do Universo. Em 1995, com a utilização de um telescópio sueco, astrônomos descobriram que aquele era o lugar mais frio no universo já encontrado. Possui uma temperatura de -272° C, um grau mais quente que o zero absoluto (limite negativo de todas as temperaturas = 273,15° C).

  • Relação entre o brilho e o nome das estrelas 

       Nomenclatura das estrelas: Johann Bayer, um astrônomo alemão, fez um sistema inovador para designar as estrelas de cada constelação, utilizando o alfabeto grego. Por exemplo, ele decidiu nomear as estrelas mais brilhantes de cada constelação pela primeira letra minúscula do alfabeto grego, ou seja, o alpha, seguido do genitivo da constelação em latim. Havia então, por exemplo, a Alpha Scorpii e a Alpha Centauri. A segunda estrela mais brilhante de cada constelação recebia o nome da 2ª letra do alfabeto grego, e assim sucessivamente.

 

The Wonderful World of Astronomy é um projeto do ThinkQuest
Site em ingês
2009

Free Web Hosting