Página inicialSistema solar UniversoHistória da astronomia

Distâncias e tamanhos astronômicosEfeméridesJogosLinksContato

Lua

 

image
http://veimages.gsfc.nasa.gov/9297/a000676_pre.jpg

            A Lua (do latim Luna) é o único satélite natural da Terra, situando-se a uma distância de cerca de 384.405 km do nosso planeta, pouco mais de 1 segundo-luz.
A Lua não tem atmosfera e apresenta, embora muito escassa, água no estado sólido (em forma de cristais de gelo). Não tendo atmosfera, não há erosão e a superfície da Lua mantém-se intacta durante milhões de anos. É apenas afetada pelas colisões com meteoritos.
            A Lua é a principal responsável pelos efeitos de maré que ocorrem na Terra. Pode-se dizer que esse efeito é a tendência dos oceanos acompanharem o movimento orbital da Lua, sendo que esse efeito causa um atrito com o fundo dos oceanos, atrasando o movimento de rotação da Terra cerca de 0,002 s por século, e, como consequência, afastando a Lua de nosso planeta em média 3 cm por ano.


image
http://i93.photobucket.com/albums/l76/tt_nyx/imagens/lua.jpg

            Proporcionalmente é o maior satélite natural do nosso Sistema Solar. Sua massa é tão significativa em relação à massa da Terra que o eixo de rotação do sistema Terra-Lua encontra-se muito longe do eixo central de rotação da Terra. Alguns astrônomos usam este argumento para afirmar que vivemos em um dos componentes de um planeta duplo, uma vez que para que um sistema planetário seja duplo é necessário que seu eixo de rotação esteja fora dos dois corpos. De qualquer modo, a presença da Lua atua estabilizando o movimento de rotação da Terra.
Dados da Lua:

    • A Lua possui raio de 1.738 km, aproximadamente 27% do raio terrestre.
    • Superfície de 7, 4% da superfície terrestre.
    • Volume de 2,0 % do volume da Terra e massa de 1,23% da massa terrestre.
    • É possível ver 500.000 crateras na Lua olhando-se da Terra.

The Wonderful World of Astronomy - ThinkQuest
Site em ingês
2009

Free Web Hosting